segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A difícil arte de se concentrar nos estudos na era digital

,


Se tem uma coisa que ainda estou me acostumando a ter é a bendita concentração nos estudos em tempos de redes sociais nas quais vamos dar uma olhadinha e acabamos ficando o dia todo nelas, que bruxaria é essa?

O contato com outras pessoas no mundo virtual é muito bom mas devemos entender também que prioridades devem ser criadas por cada um de nós. E os estudos são uma dessas prioridades. Não é porque você gosta de ficar no Facebook, Google+, Twitter ou Tumblr que você precise ficar sem estudar. Pelo contrário, hoje em dia existem muitas páginas nas redes que tem o objetivo de trazer pra nós conhecimentos úteis que nos ajudam muito, basta procurar que encontra.


Mas isso não resolve o problema da falta de concentração, quem vai acabar com isso é você. Se não  estiver conseguindo se controlar em acessar redes sociais, segue  algumas dicas pessoais  que podem te ajudar a resolver esse probleminha usando ele ao seu favor:

1- Não perca tempo no Facebook, use de forma inteligente.


Praticamente todo mundo tem um  perfil nessa rede social, mas isso não significa que você use isso somente para ficar colocando o papo em dia com a galera. Uma das melhores funcionalidades do Facebook em minha opinião são os grupos, e por mais que hajam grupos sem conteúdo educativo, existem muitos grupos que valem a pena participar. Além disso, participando de um grupo podemos mudar o caminho das coisas, como no caso da nota da redação do ENEM, mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Simples, eu explico. Estudantes com o mesmo sentimento de injustiça em suas notas da redação decidiram criar um grupo no Facebook e se juntarem para entrar com uma ação na justiça no objetivo de terem suas notas revistas e poderem ter acesso às redações corrigidas, deu certo? SIM. Além disso, no grupo você pode discutir e tirar suas dúvidas sobre a redação e trocar informações com quem já passou por isso.


2-  Se não tem autocontrole, feche a aba do navegador e acesse outros sites.


Se você simplesmente não consegue ficar na internet sem estar no Facebook e companhia, experiente se abster, feche a aba de suas redes sociais e acesse sites que realmente irão te acrescentar em algo. Se você estiver se preparando para o ENEM desse ano, super recomendo acessar o site Guia do Estudante. Todo dia tem novidades, testes e simulados que irão te ajudar muito na busca de sua aprovação e ingresso em uma Universidade, seja Federal, Estadual, católica ou particular.


3-  Se Não consegue nem fechar a aba do navegador, cancele o Feed de pessoas indesejáveis.


Se o vício é tão grande que nem sair do site você consegue, pelo menos faça uma rede legal de amizades, procure cancelar o Feed de pessoas que só postam besteiras ou que só vivem querendo mostrar o quanto são felizes e perfeitas. Busque curtir páginas educacionais ou com conteúdo que realmente venha a te ajudar nos estudos. Existem muitas assim, você vai gostar demais. Procure criar uma lista com  essas páginas e sempre que estiver no Facebook acesse essa lista, assim você estará navegando e aprendendo ao mesmo tempo sem ter que ver seu Facebook poluído de "Se você ama sua mãe compartilhe" ou então frases copiadas da internet que seus amigos postam querendo pagar de intelectuais.  Eu tenho uma lista com mais de 30 páginas com conteúdo educacional muito bom e recomendo o acesso pois foram indicadas pelo guia do estudante.



4- O youtube não foi feito só pra vídeos musicais e vlogs


Use o youtube para assistir vídeo aulas, para isso basta pesquisar a aula que você quiser ver e aprender. Você encontrará muitos vídeos sobre sua pesquisa e eles são de ótima qualidade e com uma dinâmica muito boa, até hoje eu faço isso mesmo estando estudando em nível superior.


Bom, espero que minhas dicas ajudem você em sua concentração. Temos que usar as mídias digitais em nosso favor e não como uma mera perda de tempo, e isso não é difícil de ser feito.


Comentários
0 Comentários

0 comentários to “A difícil arte de se concentrar nos estudos na era digital ”

Postar um comentário

 

Distribuindo Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates