segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Liberdade de expressão nas redes sociais e os barracos: Como conciliar?

,



Olá amigos e amigas do Eu vou distribuir, beleza? Como o título desse texto cita, vou falar sobre um dos temas mais tendenciosos a barracos nas nossas queridas e viciantes redes sociais: A liberdade de expressão.


Mas a questão é: Como o direito de expressar sua opinião pode ser motivo pra um barraco? Simples, as pessoas não estão acostumadas a ouvirem a verdade, ou também ouvirem uma opinião que não esteja de acordo com a delas.

Se você vê um post de um amigo no Facebook onde ele diz #PartiuAcademia e comenta lá: Cara eu não te perguntei e ninguém está interessado em saber pra porcaria de lugar que você vai, foi ou deixou de ir! Se prepare que você acabou de dar início à uma discussão sem motivo, pois além de você ser bastante esculhambado pelo indivíduo, você terá sua mãe batizada novamente e ganhará um belo block da pessoa que não sabe viver sem postar tudo que está fazendo nas redes sociais, como se isso fosse de interesse dos outros.

Mas, essa história que dizem por ai de que a liberdade de expressão é um direito de todos, inclusive dos incomodados com o #PartiuAcademia, é verdade? Todos realmente possuem esse direito? Onde está?

Essa é a sua reação ao saber que as pessoas podem postar as besteiras que quiserem

Sim, todos temos o direito de expressarmos nossas opiniões e esse direito esta prescrito  na nossa Constituição Federal, a maior lei que temos em nosso País e  que consequentemente  está acima de absolutamente todas as demais leis. A proteção da liberdade de expressão está especificamente prevista no Art. 5º da Constituição nos incisos IV, IX e seguintes, ou seja, você pode opinar quando bem quiser pois a lei te dará a devida proteção.

Mas, como iremos agir em relação a poder opinar com sinceridade e não dar início para uma confusão com um amigo numa rede social?

Simples, apele para o bom e velho bom senso. Não é porque você achou ridícula a atitude de uma pessoa postar “Boa noite feices” que você deve ridicularizar a pessoa. Fique sabendo que você em algum momento pode ter postado algo que não tenha agradado alguém, mas pelo fato desse alguém não ter se manifestado você deve estar pensando que todo mundo gostou.

A solução é agir no estilo da boa vizinhança. Não gostou do que viu? Faça vistas grossas, pois você poderá gostar de algo que a pessoa poste futuramente, ou se sua vontade de reclamar for tão grande, não aja com ignorância, comente de forma respeitosa dizendo que não está de acordo com o que leu. Não vale a pena perder uma “amizade” por conta de um barraco num post. Mas infelizmente sabemos que não é bem assim que as pessoas estão agindo e pensando, para elas quanto mais chamar atenção, melhor, agora pensemos a respeito do tipo de atenção que elas estão chamando pra si mesmas, né?

PS: Isso vale também pro pessoal do G+ U.u vamos viver cordialmente! Mas se bem que lá no Plus não tem muito dessas coisas, felizmente
Comentários
0 Comentários

0 comentários to “Liberdade de expressão nas redes sociais e os barracos: Como conciliar?”

Postar um comentário

 

Distribuindo Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates