terça-feira, 12 de junho de 2012

O surgimento do Dia dos Namorados

,
Bom, como todos sabem hoje é Dia dos Namorados ou também conhecido como de Dia de São Valentim, muitos vão passar esse dia ganhando presentes, comemorando, outros reclamando por estarem solteiros e outros nem ligam pra essa data. Mas meu tema principal desse post é... Você sabe como surgiu o Dia dos Namorados?? E por que a escolha de 12 de Junho para comemorá-la aqui no Brasil?
Existe mais de uma versão mas eu irei contar apenas uma...
Tudo teria começado na Roma Antiga no séc. III. O padre São Valentim lutou contra as ordens do Imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Mas além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto ele aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega do carcereiro, que milagrosamente teve a visão recuperada.
Antes de partir ele escreveu uma mensagem de adeus para ela e assinou como "Seu Namorado".
Considerado mártir pela igreja Católica, a data de sua morte 14 de Fevereiro também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma Antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deusa da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata de fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Então graças à São Valentim, temos o dia dos Namorados, que como todos sabem em outros países realmente é comemorado no dia 14 de Fevereiro, mas no Brasil eles optaram por escolher outro dia e eu vou explicar o porque.
No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de Junho desde 1949, quando um publicitário chamado João Dória trouxe a ideia do exterior e apresentou aos comerciantes. Como Junho é o mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
A ideia inicial pode parecer um pouco interesseira, no entanto qualquer que seja a data que se comemora um namoro, uma paixão, um relacionamento a dois, o importante é o amor e o carinho que são demonstrados, compartilhados e vivenciados pelo casal.

Feliz Dia Dos Namorados!! 

Fonte: Aqui
 

Comentários
3 Comentários

3 comentários to “O surgimento do Dia dos Namorados”

  • 12 de junho de 2012 às 10:36
    Kato FerMon says:

    Dorei ♥

  • 12 de junho de 2012 às 13:04

    legal!

  • 12 de junho de 2012 às 17:36
    Anônimo says:

    legal saber esta versão dos fatos...

Postar um comentário

 

Distribuindo Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates